MENU

 Simulados >> teste seus conhecimentos!!!
Simulados das principais matérias do vestibular
 
Português - respostas

 

1. A alternativa e é a única que não apresenta vocativo, apesar de apresentar invocação ao receptor na forma verbal "Escuta". Nas demais alternativas, o vocativo é representado pelos termos: "Ó maninha, ó maninha", em a; "Meu Deus", em b; "doutor", em c; e "Antônia", em d.
Resposta: E


2. Em todas as orações apresentadas, o objeto direto foi adequadamente substituído por pronomes pessoais oblíquos, devidamente flexionados conforme o número e o gênero de cada um dos complementos verbais.
Resposta: C


3. O uso do diminutivo, além de poder exprimir pequenez propriamente, pode também servir à expressão de valores afetivos, negativos ou positivos.
Resposta: C


4. Na frase do enunciado, a relação que há entre as orações é de oposição, que se pode confirmar com a substituição da conjunção e por mas. A alternativa b é a única que apresenta uma frase em que há oposição entre as orações. Nas demais alternativas, a relação entre as orações é de adição e nelas a conjunção e não se pode substituir por mas. Observe-se que, na alternativa c, nem equivale a "e [também] não" ("...e [também] não [se lembra] dos oito mil quilômetros da costa...").
Resposta: B


5. A frase da alternativa d é a única que não apresenta comparação. Nas demais alternativas, as comparações são expressas por "mais... [do] que" (alternativas a, b e c) e pela conjunção como (alternativa e).
Resposta: D 


6. As orações presentes nos versos transcritos mantêm entre si relação de oposição. Entre as alternativas dadas, a única que apresenta uma conjunção adequada é a a. (Também seria correto supor outras relações – explicação ou causa e conseqüência – entre as orações dos versos propostos, mas nenhuma das alternativas apresenta essas possibilidades.)
Resposta: A


7. Esse fragmento pertence ao Sermão da Sexagésima ou da Palavra de Deus, pronunciado em Lisboa em 1653. É a obra-prima de Vieira, escolhida pelo próprio autor para abrir a edição de seus sermões. O autor toma como tema nesse sermão a frase Semen est Verbum Dei ("A semente é a palavra de Deus", Lucas VIII, 11, "chave" da "parábola do Semeador") para criticar a ineficiência dos pregadores, inclusive a linguagem obscura da oratória gongórica ou cultista na pregação da doutrina de Cristo.
Resposta: A 


8. As frases interrogativas não revelam dúvida, hesitação. Constituem o que se denomina interrogação retórica, recurso característico da oratória clássica, adotado pela sermonística conceptista de Antônio Vieira, para "encenar" as afirmações, para dar-lhes um tom dramático, envolvendo o receptor.
Resposta: B 


9. A imposição da individualidade, a tensão emocional, as interjeições revelam a crise de personalidade, o arrependimento, enfim a antecipação de procedimento característico do Romantismo. Na alternativa c, transcreveu-se a primeira estrofe de um poema satírico de Bocage, "Retrato Próprio"; nas demais alternativas, as estrofes seguem o convencionalismo da poesia neoclássica ou árcade.
Resposta: A 


10. As personagens Simão Botelho, Teresa de Albuquerque e Mariana fazem parte da novela passional do ultra-romântico Camilo Castelo Branco.
Resposta: C

  

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.