MENU

 Resumos >> Leitura obrigatória dos vestibulares!
Resumos das principais obras exigidas nos vestibulares de todo o Brasil!
Leia o livro pois nada substitui a leitura da íntegra do livro!
 
Resumo de Falenas de Machado de Assis

 

» 

Falenas - Machado de Assis
            
Nota Informativa

À semelhança de Crisálidas, também esta é a segunda redação pública de um texto de poesias de Machado de Assis.

Falenas, segundo livro do poeta Machado de Assis, foi publicado em 1870 e teve alguns de seus poemas republicados nas Poesias completas, no início do século, com muitas alterações.

Longe de contrariar a vontade autoral, a presente redação de Falenas, em versão integral, inclui notas e as erratas redigidas pelo autor.

Também corrigiram-se alguns deslizes de revisão, bem como esclareceram-se algumas passagens que, para o leitor atual, pareceriam fora de contexto. Assim, esta segunda redação pública procurou aproximar-se, o mais possível, de um texto razoavelmente fixado e, com isso, garantir a fidedignidade com a edição dita princeps.

O presente texto de Machado de Assis, que inaugura a década de 1870, de significativa importância no percurso literário do autor, é, sobretudo, o marco inicial de uma tarefa a que o poeta se atribuíra: buscar os limites do dispositivo romântico, isto é, levar até as últimas conseqüências a linguagem dos românticos, impor seus limites, superar suas insuficiências, já bastante evidentes por essa época.

Desse modo, uma leitura cuidadosa de Falenas mostra um escritor às voltas com uma linguagem que, longe de mapear os limites do mundo, era, cada vez mais, os limites da própria linguagem, no caso a dos românticos.

É nesses poemas que se pode surpreender um poeta cada vez mais prosador, não necessariamente prosaico, mas, sobretudo, um poeta irônico em cuja fisionomia já se podia notar aquele meio sorriso irônico, de Mona Lisa nos trópicos, pronta para dar o salto mortal para o realismo mitigado.

É também aqui que se pode ser surpreendido por uma sensualidade quase explícita, mesmo ousada, que só uma distração confessional poderia explicar. Ou quem sabe a recente vida de casado do escritor?
O texto de Falenas aqui publicado foi acrescido de algumas notas que esclarecem aspectos relevantes para a compreensão do texto.

A modernização e a fixação de certas passagens nos poemas obedeceram às mesmas normas que pautaram a edição de Crisálidas.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.