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 Resumo de Martin Cererê de Cassiano Ricardo

 

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Martin Cererê - Cassiano Ricardo
 
Publicado em 1928 (ano do Manisfesto Antropófago de Macunaína e do radicalismo primitivista), representa o ponto alto da vertente nacionalista e ujanista do verdeamarealismo. 

Constituído de poemas de ritmo e forma vária, como um "livro de figuras", aproxima-se da técnica do desenho animado ou da estória em quadrinhos. 

O caráter épico e narrativo de Martim Cererê tem sido alvo de inúmeros trabalhos que procuram dimensionar a participação desses elementos, de qualquer modo, identificáveis no lendário, na visão estética do mito, na universalidade do sentimento que vai buscar o elemento estrangeiro para salientar o elemento nacional, especialmente nas aproximações com o Ulisses grego: "Certo dia, chegou um marinheiro e ouviu o canto da Uiara, não se faz amarrar ao mastro do navio, nem mandou tapar os ouvidos dos demais marinheiros. 

Saltou logo em terra e ofereceu-se para casar com ela". 
O enredo desenvolve a lenda do surgimento da noite e do desenvolvimento do Brasil. 

O índio Aimberê e o marinheiro branco Martim apaixonam- se pela Uiara, que se propõe a se casar com aquele que lhe trouxesse a noite. 

Martim vai a África e traz a noite que são os negros escravos. 
Da união, surgem os bandeirantes, que desbravam; os sertões, plantam o mar verde dos cafezais e constroem as fábricas e arranha-céus da metrópole paulistana. 

O poema tematiza formação do Brasil, resultante da oposição entre o mundo primitivo, da fantasia, dos mitos (ontem") e "a vida rodando fremindo batendo martelo (hoje). 

Dentro da proposta do Verdeamarelismo e do grupo da Anta, para se chegar ao progresso foi necessário "engolir" as matas, o índio, o café e tudo o que ousasse interromper a marcha do progresso. " 

Os tupis desceram para ser absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova" (Manisfesto da Anta) Observe que o Totem dos tupis , a anta não é carnívora. 

Observe também a oposição entre as propostas da corrente nacionalista e da primitivista (antropofagia).

 

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