MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Revisão de História
 
História Geral - Descolonização

 

 

História Geral - DESCOLONIZAÇÃO

O CONCEITO
Os Fatores da Descolonização
Enfraquecimento da economia dos países industrializados com a II Guerra Mundial - crise nas antigas metrópoles.

A guerra deu consciência da força dos países dependentes, ao mesmo tempo em que despertou o nacionalismo.

Carta de São Francisco (ONU) - estímulo às independências por consagrar o direito à autodeterminação dos povos.

Ascensão da URSS e dos EUA (que lutam por hegemonia) - buscam atrair para si o 3º Mundo, disputando as novas nações afro-asiáticas para sua órbita de influência e para seu sistema (o que é justificado pelo embate entre o socialismo e o capitalismo) - disputas na periferia agravam as tensões internacionais no contexto da Guerra Fria.

As Características da Descolonização
Independências via pacífica: concessões feitas de modo gradual pelas metrópoles - ex-colônia e ex-metrópole mantêm boas relações (os novos Estados passavam a fazer parte da área de influência do antigo dominador e a receber sua ajuda econômica).

Independências por via violenta: as ex-colônias romperam totalmente, enfrentando repressão violenta pelas ex-metrópoles - uso de força nos movimentos de libertação nacionais.

Grã-Bretanha - percebendo que a descolonização no Pós-Guerra era um processo irreversível, tratou de manobrar para manter suas colônias como área de influência sua.

As independências políticas não significaram, na maioria dos casos, independência econômica.

Descolonização gradativa - primeiramente interna, depois também na política externa (como foi o caso da Índia e do Ceilão).

França - não pretendia reconhecer as independências, vindo a sofrer inúmeros problemas.

Tentou contemporizar a situação - promoveu “reformas” econômicas e sociais.Agravamento da situação por recorrer à violência para conter as agitações que ficaram excessivas (como na Indochina e Argélia).

Tratamento violento gerou oposição rancorosa entre colonizados e colonizadores - situação permite o desenvolvimento de grupos armados comunistas (como no Vietnã do Norte, que terminou aderindo ao socialismo).

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.