MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular
Revisão de Química
 
Presença de metais pesados no meio ambiente

 

Presença de metais pesados no meio ambiente

O Mercúrio (Hg) é usado em barômetros, termômetros, interruptores elétricos, luminárias de mercúrio-vapor, e certas baterias; uma liga de mercúrio, chamada amálgama, é empregada em odontologia.

Combinações de Mercúrio têm sido usado como inseticidas, em venenos de rato, e como desinfetantes. 

Por não ser facilmente eliminado do corpo humano, o metal é um veneno cumulativo; sua ingestão através de comida contaminada ou sua absorção pela pele, pode causar desordens de pele, hemorragia, distúrbios no fígado e no rim, e perturbações gastrointestinais. 

Muitas pessoas são, continuamente, afetadas pela poluição de mercúrio de rios, lagos, e oceanos, através da descarga industrial. 
Em 1972 mais de 90 nações aprovaram uma proibição internacional na diminuição do nível de mercúrio no oceano onde o metal estava alcançando níveis elevados em peixes. 

Nos garimpos o mercúrio continua sendo um problema ambiental, e de saúde, muito sério. O mercúrio é um dos metais que provoca envenenamento quando produz no organismo metilmercúrio que danifica o sistema nervoso central.

O Chumbo (Pb), um dos metais conhecidos mais cedo(foi usado pelos egípcios antigos) também é tóxico e está presente na atmosfera devido, principalmente, a utilização do chumbo tetraetílico, presente na gasolina. 

É usado em baterias (também denominadas acumuladores de chumbo), soldas e como protetor contra raios de X e radiação de reatores nucleares. 

O Chumbo é venenoso e uma exposição continuada pode resultar em uma doença crônica cumulativa chamada envenenamento de chumbo. 

Atualmente, aparelhos eletrônicos com baterias recarregáveis são comuns. 
As mais conhecidas e utilizadas são as de níquel e cádmio. Dentro delas, existe o hidróxido de níquel III , de fórmula Ni(OH)3, e cádmio metálico (Cd). 

Embora bastante úteis, essas baterias são muito perigosas para o meio ambiente quando descartadas de modo incorreto. 
O cádmio, assim como o mercúrio e o chumbo, é um metal extremamente letal. 

Os sintomas das contaminações consistem em hipertensão, anemia e problemas relacionados ao funcionamento dos rins.

O maior consumo de cádmio se deve, contudo, não às fábricas dessas baterias, mas às indústrias que o utilizam para revestir outros metais, como o ferro. 
Descargas industriais contendo composto de cádmio em rios e lagos são uma fonte de poluição muito preocupante. 

Prof. Gilson de Oliveira Santos

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de provas, questões e testes de vestibular pra você! Desde 07/2000

Topo

.